A ligação dos jovens com a música!


Eu estava aqui terminando de traduzir para Espanhol a entrevista que fizemos (eu, Karla e Carol) com o nosso professor de Inglês, para um trabalho da escola, e então me peguei refletindo sobre a sua resposta para uma das nossas perguntas:

Como era a ligação dos jovens com a música antigamente e o que você acha que mudou de lá pra cá?

"A relação era um pouco mais simples, mesmo tendo passado por várias evoluções como o Hip Hop, como o Woodstock... Mas o problema dos adolescentes em envolvimento com a música era uma coisa mais simples, devido à letra, à mensagem, o ritmo das músicas e hoje a coisa está um pouco mais banalizada. Por alguns estilos, algumas letras imorais que não têm mais mensagens, que não estão passando mais absolutamente nada, só um conjunto de passos, de gritos e acabou. É pura ociosidade. Pura curtição."

Nosso professor, ao meu ver, tem razão. Boa parte das músicas que temos hoje em dia não nos transmite mais nenhuma mensagem que nos faça crescer, muito pelo contrário: só nos faz regredir. Às vezes, além de algumas músicas não terem "nada", apenas: "estou na balada dançando", a letra de outras é assustadoramente vulgar, o que faz nós, crianças e adolescentes, nos influenciarmos, de uma certa forma.
O que a gente mais vê por aí são meninas de top e minissaia, se insinuando para os garotos, parecendo até que não têm respeito consigo mesma, com o seu corpo. Ou meninos dizendo para os outros que "pegou geral". Caramba, eu detesto esse termo! Parece até que nós somos objetos descartáveis, e não meninas com sentimentos (mas, claro, também há a situação inversa: as meninas dizendo que "pegaram geral"). E por que estou dizendo essas coisas? Porque quer queira, quer não, a música nos influencia! Tanto que houve uma época em que ela era censurada (na Ditadura Militar, as chamadas "cultura de massa" e "cultura engajada").
Mas, claro, a música, acima de tudo, serve para nós nos sentirmos bem! Se você gosta de ouvir músicas que têm letras vulgares ou grosseiras, tudo bem, ninguém pode interferir nisso. Gosto é gosto, cada um tem o seu!
E para fechar com chave de ouro, fique com duas músicas lindas (de épocas diferentes), que fazem eu me sentir muito bem - e espero que façam você se sentir bem também (rimou!)!!
1994


2013
 

Um comentário: